Muito se fala em outsourcing nos dias de hoje, mas você sabe realmente o que significa?

 

O termo Outsourcing é uma palavra em inglês, que significa em tradução literal: “out” = “fora” e “source” ou “sourcing” = “fonte”. Ou seja, está relacionado com a utilização estratégica de fontes externas de mão-de-obra de uma empresa. Basicamente, falar em outsourcing significa falar em “terceirização”, termo mais conhecido no Brasil. É a ação tomada pelo gestor de uma empresa em obter mão-de-obra de uma fonte externa à organização.

O outsourcing está ligado também à idéia de parceria de negócios, onde uma empresa contrata outra para auxiliá-la em seus processos, atuando como uma parceira durante o seu processo produtivo.

Vantagens do Outsourcing

A terceirização em uma empresa visa, entre outras coisas, reduzir os gastos com determinada atividade. Além de aproveitar o conhecimento (know-how) que a empresa contratada possui em determinados serviços.

A terceirização é importante também para agilizar alguns processos e para facilitar a gestão da empresa, permitindo à ela focar apenas nos serviços-chave de seu negócio. O que aumenta a produtividade de alguns setores, aumentando também a qualidade dos produtos, reduzindo seu custo e aumentando a lucratividade da empresa. Motivo este que faz com que o outsourcing seja cada vez mais utilizado pelas empresas.

Outro ponto positivo do outsourcing, que muitos consideram uma vantagem, é a transferência de parte da responsabilidade da empresa para terceiros. Assim, quando há algum problema em determinado procedimento, a empresa contratante pode responsabilizar a contratada, sendo possível até penalizá-la por tal falha.

Entre em contato para saber o podemos fazer pela sua área de TI.